10 de junho de 2016

A fase do PORQUÊ - Crianças com 6 anos.

Editar Postado Por: Com Sem Comentarios


O afã de saber

A criança não deseja que saibam como é, mas quer saber como são as coisas. Daqui o ‘porquê’ e “para quê” que já referimos.

Estes “porquê” e “para quê” têm como motor um dos instintos mais especificamente infantis, qual é o epistemológico, no qual se resume toda a sua ânsia de saber e de progresso.

Seria muito conveniente tê-lo sempre presente e em primeiro lugar, ao saber compreender a criança, compreendê-lo nas suas várias manifestações porque, além do “porquê” e do “para quê”, outros dois fenômenos instintivos, que podem parecer-nos independentes, constituem, nestas etapas, uma boa parte do instinto epistemológico: são a ânsia de destruição e o espírito de contradição. Poucas são as vezes em que a criança destrói de dentes cerrados; fá-lo antes com um certo sorriso nos lábios: o sorriso de quem está descobrindo, ou espera descobrir algo. Porque a criança, ao destruir as coisas, pretende saber como essas mesmas coisas são feitas, como são por dentro.

Se a criança muitas vezes nos contradiz porque a contradissemos antes, obrigando-a a calçar uns sapatos quando ela desejava sair com outros, a estar sentada num banco, quando ela cria estar sentada no chão, a sua contradição é uma forma de nos experimentar, de medir a nossa certeza para realmente saber se as coisas são realmente como lhe tínhamos dito que eram.

Nesta etapa, devemos esforçar-nos por compreender, por um lado a timidez da criança ao ser descoberta tal como é e, por outro, o afã de destruição e contradição que faz parte deste instinto epistemológico, que procura a satisfação das suas necessidades crescentes, de saber e de progresso.
Significado de Afã
s.m. Excesso de trabalho; trabalho muito difícil de ser realizado; lida.
Empenho na realização de alguma coisa; diligência.
Muita pressa; afobamento.
Em que há ou expressa ansiedade; aflição.
(Etm. de origem questionável; talvez de afanar)

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela sua opinião... não esqueça de seguir o blog .Equipe Nugerini

Anuncio




Total de visualizações